quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Foi um prazer D. Filipa.


Acabei mais um livro. O "Filipa de Lencastre". E gostei muito! Mas do que o "Catarina de Bragança". Apesar de encontrar algumas semelhanças entre os dois, este agradou-me muito mais. Para já, fala imenso de Inglaterra! Grande parte da acção é lá passada, entre campos idílicos e guerras sangrentas, castelos ou cidades fétidas, por cavaleiros e damas apaixonadas, príncipes e bastardos, ensombrados pela peste ou animados por caçadas e jograis... Também fiquei com vontade de visitar uma série de monumentos, cá e lá, que nos são revelados neste romance. Compreendi, aprendi e até mudei de opinião sobre alguns factos da nossa história.
Phillipa of Lancaster, D. Filipa de Lencastre d'Avis foi uma mulher à frente do seu tempo. Culta e sempre interessada na ciência e nas novas descobertas, deixou um grande legado ao país, especialmente através da vida dos seus filhos: a Ínclita Geração (entre eles o Infante D. Henrique, ou Henry, the Navigator, como eu gosto de lhe chamar).
Atrevo-me a uma pequena observação (não chega a ser crítica) a estes dois livros de Isabel Stilwell: A imensa superstição das personagens, muitas rezas e celas de convento, e pior, demasiada adivinhação. Há sempre alguma cigana que adivinha o futuro, há sempre um sábio que já sabe os próximos acontecimentos ou alguém que vê o futuro nas estrelas. Naturalmente esta mística toda era inevitável, provavelmente assim se procedia naquele tempo... Ou será que de facto ainda assim é?

Sem comentários: