quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um livro sobre Jane Grey

Como prometido, lá fui à livraria e comprei este livro:

Há muitos anos atrás, era eu uma miúda adolescente, vi um filme com este nome. A Lady Jane era interpretada pela Helena Bonham Carter (aquela que agora faz filmes macabros com o Johnny Depp :-P) e fiquei apaixonada por esta história. Vamos ver se o livro lhe faz justiça. Já tenho dito que, quando um dia acabar o meu curso de Literatura Inglesa, gostaria de fazer uma tese sobre a própria da Senhora Lady Jane.
Eu explico um bocadito da história, para quem não sabe. Após a morte do sobejamente conhecido Henry VIII (agora interpretado na série "Os Tudor" pelo belíssimo Jonathan Rhys Meyers), o herdeiro foi o seu filho Edward VI, que faleceu ainda criança. Contra a sua própria vontade, mas para favorecer interesses políticos e religiosos, Jane foi coroada logo a seguir. No entanto, nove dias depois, Maria I, a Bloody Mary, conseguiu subir ao trono (era filha de Catarina de Aragão, a primeira mulher de Henry VIII, e casada com Filipe II de Espanha - raio dos espanhóis estavam em todo o lado) e mandou decapitar a pobre Jane Grey e o marido. Felizmente alguns anos depois a rainha foi Elizabeth I e Inglaterra nunca mais foi a mesma. Fiz-me entender? Não? Então leiam o livro! :-)

2 comentários:

Louca por Doces disse...

Muito interessante.Boa escolha.

Joana disse...

És uma fonte de informação, miúda! Caramba!