segunda-feira, 14 de março de 2011

O Monte dos Vendavais

Comprei este livro em Madrid, no aeroporto de Barajas, enquanto deambulava pelo free shop para passar o tempo até à hora do voo. Quando olhei e vi o nome Brontë, não resisti.  Ainda que em castelhano, já li um bom bocado e creio que posso adiantar que o talento não ficou só pela mana Charlotte. A Emily está a ser surpreendente! Fica-me a faltar a Anne.


Sinopse


"O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura." in wook.pt
 
Descobri também que existe o filme com os grandes Ralph Fiennes e Juliette Binoche. Tenho que ver isto! Uma pessoa não aguenta tanta pressão :-)
 
Da "Noite sobre as Águas" do Ken Follett, tenho uma palavra a dizer: Intenso. Took my breath away!

1 comentário:

Dylan disse...

Um grande clássico.