sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Um café especial!

Hoje, quando escrevi a última mensagem no blogue, esqueci-me de contar um episódio agradável.
Esta manhã, no quiosque do costume, onde já me aguardava a amiga Joana, pedi um café. Coloco as moedas em cima do balcão e qual não é o meu espanto quando a empregada diz, que o meu café, pagava ela! Em resposta ao meu "porquê?!", ela disse baixinho que ía casar. Tão querida! Bonito, este pequeno gesto que me alegrou mais o dia (sexta-feira já é por si só um motivo alegre)!
"Então muito obrigada e felicidades!" - respondi toda sorridente.

Novo livro

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pobreza de espírito...

“Só como cerejas e uvas quando a minha empregada tira os caroços por mim.”
Carolina Patrocínio à Sic

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Foi um prazer D. Filipa.


Acabei mais um livro. O "Filipa de Lencastre". E gostei muito! Mas do que o "Catarina de Bragança". Apesar de encontrar algumas semelhanças entre os dois, este agradou-me muito mais. Para já, fala imenso de Inglaterra! Grande parte da acção é lá passada, entre campos idílicos e guerras sangrentas, castelos ou cidades fétidas, por cavaleiros e damas apaixonadas, príncipes e bastardos, ensombrados pela peste ou animados por caçadas e jograis... Também fiquei com vontade de visitar uma série de monumentos, cá e lá, que nos são revelados neste romance. Compreendi, aprendi e até mudei de opinião sobre alguns factos da nossa história.
Phillipa of Lancaster, D. Filipa de Lencastre d'Avis foi uma mulher à frente do seu tempo. Culta e sempre interessada na ciência e nas novas descobertas, deixou um grande legado ao país, especialmente através da vida dos seus filhos: a Ínclita Geração (entre eles o Infante D. Henrique, ou Henry, the Navigator, como eu gosto de lhe chamar).
Atrevo-me a uma pequena observação (não chega a ser crítica) a estes dois livros de Isabel Stilwell: A imensa superstição das personagens, muitas rezas e celas de convento, e pior, demasiada adivinhação. Há sempre alguma cigana que adivinha o futuro, há sempre um sábio que já sabe os próximos acontecimentos ou alguém que vê o futuro nas estrelas. Naturalmente esta mística toda era inevitável, provavelmente assim se procedia naquele tempo... Ou será que de facto ainda assim é?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Novos membros na família

São o Sebastião e a Ricardina. Dois mandarins oferecidos por um vizinho da minha avó ao Raul. E como parece que procriam que nem coelhos, comprei logo o ninho! A foto não os deixa ver muito bem, não paravam quietos o raio dos pássaros... Mas para quem não sabe como é esta raça, aqui fica um belo mandarim que tirei da net. É igualzinho ao nosso macho. A fémea é menos bonita...



quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Trabalhos terminados

Na recta final e voilá!!! A minha primeira mala de trapilho. Não sei se repito, faz doer os pulsos que se farta. Mas já vi uns colares muito giros neste material...
Mais um trabalho de decoupage. Foi para substituir uma coisa que se partiu e deixou o prego à vista.
E que já agora combina com estes girassóis mesmo ao lado.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A bisavó Alice

A minha avó é um espectáculo! Tem 80 anos e está a tomar conta do Raul (a ama foi de férias por duas semanas).
Eu e o meu irmão já gostávamos muito da casa dos avós e agora é o pequenote. Cada vez que ele vê a bisa, salta de alegria!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Finalmente comprei...

... Este livro! Agora inicia-se mais uma maratona literária :-)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Pegadas na Areia"

Li este livro num ápice. É bastante pequeno mas muito interessante. Para além de nos revelar a verdadeira origem do poema mundialmente conhecido, conta-nos a que propósito surgiu e como tem inspirado espiritualmente tantas pessoas.
Gostei do livro mas irritei-me um bocadinho com a tradução... E porque acho que na tradução se perde muito da essência original, aqui fica o poema em inglês e conforme a autora o escreveu. Se o quiserem ler em português, existem milhentas traduções na internet.


One night I dreamed a dream
I was walking along the beach with my Lord.
Across the dark sky flashed scenes from my life.
For each scene, I noticed two sets
of footprints in the sand,
one belonging to me
and one to my Lord.
When the last scene of my life shot before me
I looked back at the footprints in the sand.
There was only one set of footprints.
I realized that this was at the lowest
and saddest times of my life.
This always bothered me
and I questioned the Lord
about my dilemma.
“Lord, you told me when I decided to follow You,
You would walk and talk with me all the way.
But I'm aware that during the most trouble
sometimes of my life there is only one set of footprints.
I just don't understand why, when I needed You most,
You leave me.”
He whispered, “My precious child,
I love you and will never leave you
never, ever, during your trials and testings.
When you saw only one set of footprints
it was then that I carried you.”

Margaret Fishback Powers

sábado, 8 de agosto de 2009

As fotos prometidas

A mala de trapilho que ainda vai a meio:

O prato oferecido pela ama do Raul (decoupage em vidro):

O meu primeiro trabalho nesta nova ténica:
Beijinhos!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Arts & Crafts

Já o ano passado tinha andado entretida com trapilhos (http://aromasilvestre.blogspot.com/2008/04/trapilhos.html), mas o tapete ficou esquecido num saco. Depois veio a gravidez e nunca mais me lembrei dele. Desde que voltei ao trabalho, tenho visto imensas malas de trapilho por esses transportes públicos e foi então que decidi meter mãos à obra. Fui a uma retrosaria e comprei o material, 1 kg de trapilho (só 3 €) e uma agulha e, nessa noite (2ª feira), depois do Raul ter adormecido, comecei a trabalhar. Como gosto de malas grandes, acho que esta vai ficar um bocado pesada de mais... Mas agora vou acabá-la, nem que fique para levar para a praia. Depois mostro!

Entretanto, ontem, quando fui buscar o Raul à ama, ela perguntou-me se me estava a entender com o trapilho. Conversa puxa conversa e a senhora começou a falar-me na sua arte, découpage, ou a técnica do guardanapo, como é mais conhecida. Bem, fiquei encantada com a quantidade de guardanapos lindíssimos que tinha e com as coisas lindas que fez, como velas, quadros, pratos... E não é que me ofereceu um prato em vidro com rosas vermelhas! Fiquei mesmo embaraçada, o prato é muito bonito! Acho que vou experimentar esta técnica um dia destes.

Hoje não tenho fotos, mas vou tentar não me esquecer e tirar hoje à noite. Ao prato e ao projecto de mala.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O café da manhã

Não, não quero dizer o pequeno-almoço à moda do Brasil. Refiro-me ao cafézito que eu e a minha amiga Joana bebemos quase todos os dias úteis. Sabe tão bem! Não o café dela ou o descafeinado que eu bebo, mas a companhia. É tão bom encontramo-nos antes do trabalho e falarmos um bocadinho. Beijinhos amiga!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

E por falar em bons filmes...

Este fim de semana vimos "Quem quer ser Bilionário?" (desta vez tive a companhia do meu marido, que não costuma gostar muito dos meus filmes, acha-os muito paradinhos...). Gostámos muito! A miséria chocante da Índia contrasta com uma bonita história de amor.
Jamal Malik, um órfão originário de um bairro de lata de Mumbai, agora adulto, é concorrente do famoso"Quem quer ser milionário". Quando só falta uma pergunta para ganhar, é preso e torturado por suspeita de fraude. Ele confessa à polícia a incrível história da sua vida e fala da rapariga que ama mas de quem perdeu o rasto. Jamal prova que foi a sua vivência quem lhe deu todas as respostas. E também não foi o dinheiro que o moveu a participar, mas uma possível maneira de localizar Latika, a mulher da sua vida, pois ela era fiel espectadora do concurso.
Fiquei extasiada com a pureza, a simplicidade e o sentido prático de Jamal!