
" (...)Campo, que te estendes Com verdura bela; Ovelhas, que nela Vosso pasto tendes, De ervas vos mantendes Que traz o Verão, E eu das lembranças Do meu coração.(...)" Luís de Camões
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Pedro e Inês


Para a cadeira de História da Arte vou ter que elaborar um trabalho sobre o período gótico em Portugal, sendo a obra à minha escolha. E a escolha é: os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. A razão da minha escolha: Sou uma romântica incurável!
É por demais conhecida a história dramática deste amor, que culminou na morte da heroína. D. Pedro imortalizou o tremendo amor que o uniu a D. Inês, ao encomendar as duas obras-primas da nossa escultura funerária, guardadas para sempre no Mosteiro de Alcobaça. Coroada depois de morta por D. Pedro, ali está D. Inês, a rainha, rodeada de anjos. Tendo sido trasladada do Mosteiro de Sta. Clara-a-Velha para a Real Abadia de Alcobaça, foi, segundo a crónica de Fernão Lopes "a mais honrada trasladação que até àquele tempo em Portugal fora vista". Naquele belo mosteiro, jazem Pedro e Inês, de frente um para o outro, afirmando o seu amor para além dos tempos.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Sorri...

Sorri... Mas não te escondas atrás do sorriso...
Mostra aquilo que és, sem medo.
Existem pessoas que sonham com o teu sorriso, assim como eu.
Vive! Tenta! A vida não passa de uma tentativa.
Ama acima de tudo, ama tudo e a todos.
Não feches os olhos para o lixo que há no mundo, não ignores a fome!
Esqueçe as bombas, mas antes, faz alguma coisa para combatê-las, mesmo que te sintas incapaz.
Procura o que há de bom em tudo e em todos.
Não faças dos defeitos uma distância, mas sim uma aproximação.
Aceita! A vida, as pessoas, faz delas a tua razão de viver.
Entende! Entende as pessoas que pensam diferente de ti, não as reproves.
Olha... Olha à tua volta, tantos amigos...
Já fizeste alguém feliz hoje?
Ou já fizeste alguém sofrer com o teu egoísmo?
Não corras. Para quê tanta pressa? Corre apenas para dentro de ti.
Sonha! Mas não prejudiques ninguém e não transformes o teu sonho em fuga.
Acredita! Espera! Há sempre uma saída, sempre brilhará uma estrela.
Chora! Luta! Faz aquilo que gostas, sente o que tens dentro de ti.
Ouve... Escuta o que as outras pessoas têm a dizer, é importante.
Sobe... faz dos obstáculos degraus para aquilo que achas supremo,
Mas não te esqueças daqueles que não conseguem subir a escada da vida.
Descobre! Descobre aquilo que há de bom dentro de ti.
Procura acima de tudo ser gente, eu também vou tentar.
Ei! Tu... não vás embora.
Eu preciso dizer-te... amo-te, simplesmente porque tu existes.
Charlie Chaplin
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Casamento I

Correu tudo bem.
A decoração da festa estava linda, a branco e preto, muitas velas e rosas brancas. Os noivos respiravam glamour (achei o bouquet da noiva espectacular, uma bola de rosas brancas, presa por uma fita de cetim, como se uma mala se tratasse). A comida também estava óptima. A música teve a cargo vários DJ’s, amigos dos noivos. Houve música para (quase) todos os gostos: kizomba, brasileiradas e "martelos". E karaoke!
Como tive um fim-de-semana muito atribulado, entre casamento e reuniões de família, ainda não tive tempo de passar as minhas fotos para o pc. Espero esta noite ter um tempinho.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Amanhã há casório!
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
terça-feira, 20 de novembro de 2007
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Inspiração Gastronómica

No programa de ontem, o genial cozinheiro dedicou-se à padaria. Foi um verdadeiro festim para os meus olhos!
Começou por fazer uns calzonnes recheados com uvas, pinhões, alecrim, canela, açucar... Perfeito! Confeccionou uns pães enrolados com queijo e legumes grelhados e, imaginem só, o Jamie ainda inventou uma pizza com os ingredientes do típico pequeno-almoço inglês! Conseguem imaginar? Bacon, salsichas, morcela, cogumelos, queijo mozzarela, tomate... Fiquei extasiada! E com uma vontade de deitar mãos à obra! Como ontem não tive tempo, hoje vou dedicar-me à culinária: ou sai calzzone à Jamie Oliver ou sai bôla de carne à transmontana. Amanhã conto!
domingo, 18 de novembro de 2007
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Nova Aquisição

quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Presentes de Natal

Pois é, chegou a altura de começar a pensar nos presentes e logo este ano que a mim não dava jeito nenhum (aposto que não sou a única). Senão vejamos, o meu irmão casa para a semana, portanto foram duas roupitas novas, mais o dinheiro que vamos dar de presente, mais a mise e unhas aqui para a menina. Paguei agora a primeira prestação das propinas, tenho o seguro do carro para pagar até ao fim do mês (que graças à Deco e à OK Teleseguro, baixou substancialmente), e hoje tenho outra vez consulta no dentista… Enfim, tudo isto para além das despesas habituais (é melhor parar por aqui senão ainda começo a chorar).
Como faço questão de presentear os mais chegados, só vejo uma solução, comprar presentes económicos e giros, o que afinal quase todos queremos. Providencialmente, a minha vizinha que é há pouco tempo vendedora da Yves Rocher, bateu-me à porta para me mostrar o catálogo. Parece que comigo vai safar-se. Os produtos parecem-me bem, e as promoções de Natal melhor ainda. E depois, nós mulheres, gostamos destas coisas, são sempre úteis! O pior é para os homens. Para além de boxers, peúgas e vinhos, aceitam-se sugestões.
Para a minha sobrinha e sobrinhos emprestados, já está tudo pensado, mas não vou contar, porque pelo menos uma das mamãs ficava a saber…
Espero que, quando fizer as decorações natalícias, no dia 1 de Dezembro, já possa colocar os presentes debaixo do pinheirinho. Prometo publicar fotos.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Bon Jovi em Lisboa
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Conta-me como foi
Gosto desta série!
Conta-nos a história da família Lopes, uma família de classe média baixa, que vive num bairro social, na Lisboa de 1968 (1ª temporada) e 69 (2ª temporada), ainda no antigo regime. Mostra muito bem e, com algum humor, como se vivia naquele tempo. Os mais velhos confirmam.
Apesar de ter nascido em 75, imensas coisas fazem lembrar a minha infância. Por exemplo, a televisão a preto e branco, os utensílios de cozinha, a Crónica Feminina, as músicas que os meus pais ouviam, os preconceitos...
O elenco é excelente. Gosto especialmente do António(Miguel Guilherme), o pai, e do Carlos (Luís Ganito), o benjamim da família. O miúdo tem cá uma personalidade! O Carlos adulto é o narrador da série, é ele quem nos conta como, de facto, foi.
Aos domingos na RTP, depois do Gato Fedorento.
"Conta-me como foi" tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968; sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas; com a ambição de entreter, com a vontade de mostrar e dar a conhecer o passado, com a certeza de ser uma oportunidade descontraída de recordar, rever e reviver um tempo que faz parte da história pessoal de milhões de portugueses." In rtp.pt
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Fim-de-semana

Sexta-feira, o dia mais desejado da semana!
Este fim-de-semana, para começar, quero ficar na cama mais um bocadinho e ver os filmes adiados há um mês (o 300, Marie Antoinette e o Pathfinder). Tenho que fazer uma sobremesa (sábado é o meu dia para comer goluseimas), tenho de ir visitar a família, a amiga Louca por Doces e a sua coisa mais doce e quero andar na rua porque o tempo ainda convida. Mas, o que eu quero mesmo, é comer castanhas e batata-doce! Ah pois é, que o Martinho era um tipo porreiro e deixou-nos esta herança deliciosa (já para não falar da água-pé e da jeropiga).
O que eu não queria, mas tem que ser, são as tarefas domésticas, inadiáveis... Mas nada que estrague um fim-de-semana soalheiro. Apesar de, tenho que confessar, já me apetecia o Inverno. Montras cheias de lãs e casacões, decorações natalícias a cada esquina, castanhas assadas, definitivamente não combinam com 25ºC!
Seja como for, o importante é descansar mentalmente do trabalho e desanuviar do stress que é ir para Lisboa e voltar (felizmente!) todos os dias.
A todos, bom fim-de-semana!
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Doce Mel
E não é que me constipei!!
O tempo não ajuda nada... De manhã está frio, quando chegamos à hora do almoço, está mais calor do que esteve em alguns dias de Agosto. Pois é, e aqui a Charlotte ficou afónica e com o pingo no nariz. Ontem até fui mais cedo para casa (o chefe sensibilizou-se). Como não gosto nada de tomar medicamentos, o meu jantar foi uma sopa muito quente, seguida de um ponche a escaldar! Humm... faz milagres! Estive ainda a ler um bocado e antes de me deitar fui buscar um pijama de inverno (ou vai ou racha), bebi um chá de limão com mel, muito mel, e abafei-me entre os lençóis, os cobertores e os braços do A. (mais mel eh eh). Hoje estou melhor! Mas ainda tenho de beber umas tisanas, com mel claro! Tanto mel pode parecer exagero, mas eu sou mesmo fã do mel. É um alimento completo, é energético, é um óptimo adoçante (engorda menos que o açucar de cana), é um excelente medicamento e nunca se estraga! Ah e também hidrata a pele e o cabelo. Experimentem!
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Nova bloguista no mercado
